skip to main |
skip to sidebar
"Todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação." (Hc 3.18.)
Comecei a perceber que o motivo pelo qual muitos cristãos vivem tristes, não é porque não têm alegria ou motivos para se alegrarem, mas porque a alegria deles está condicionada a coisas temporais. Vamos analisar um pouco o contexto desta afirmação do profeta Habacuque
e aprender com ele qual o segredo para termos essa alegria constante.
Habacuque viveu num tempo de crise nacional, um dos tempos mais críticos de Judá e todo o mundo localizado ao redor de Judá estava em guerra. Como se não bastasse, a situação ainda piorou, pois eles estavam sobre ameaça de invasão do Norte. Talvez ao ler este texto você esteja se sentindo como Habacuque, ou seja, mal com você mesmo e, além disso, tudo ao seu redor parece que vai desmoronar. No primeiro capítulo vemos Habacuque rasgando seu coração, questionando a Deus com profunda tristeza por tudo aquilo que estava acontecendo ao seu redor. É exatamente isso que acontece quando nossa alegria está baseada nas circunstâncias e nas nossas emoções. Mesmo tendo a alegria como fruto do Espírito (Gálatas 5.22) não conseguimos viver essa alegria (o encorajo a ler, hoje ainda, todo o livro de Habacuque, são apenas três capítulos, mas riquíssimos em conhecimento e vida). Deus revelou a Habacuque o segredo que seria capaz de mudar toda a sua perspectiva. Em Habacuque 2.4b diz: “Mas o justo viverá pela sua fé.” Deus mostra a ele que a vida do justo é vivida num nível superior ao das demais pessoas. O normal do ser humano é ser controlado pelas suas emoções. E quantas vezes nós, mesmo sendo justos em Cristo, vivemos assim? O salmista entendeu isso, por isso disse: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42.11.) E também: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” (Sl 131.2.) Ordena você também a sua alma hoje: “Aquieta-te e espera em Deus, pois Ele é o meu auxílio”.
Muitos de nós temos andando tristes, pois o Senhor deixou de ser a nossa alegria, a presença de Deus já não nos traz regozijo e aquilo que Cristo fez já não nos entusiasma mais, como antigamente. Não perca a alegria da salvação. Jesus disse aos seus discípulos para se alegrarem não porque os demônios os obedeciam ou porque pessoas foram curadas por meio deles, mas por seus nomes estarem escritos no Livro da Vida. Não importa se neste mundo as coisas parecem não estar dando certo. Cristo o salvou, o libertou, o transportou do império das trevas para o Reino dele! Ele perdoou os seus pecados! Se a sua alegria for o Senhor você vai poder falar como Habacuque disse: “Todavia eu me alegrarei!” Nada nem ninguém poderá roubar a sua alegria. Esse é o segredo! E você ainda vai cumprir o que Paulo disse: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4.4.)
Pr. Leonardo e Vanesa Capochim
Líderes da Mocidade Lagoinha
Quem procura... encontra!
Que resposta você daria à pergunta sobre o seu desejo mais profundo? O capítulo sétimo do Evangelho de Mateus incentiva, nas palavras de Jesus, a que: “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (v. 7, 8). Portanto, se você bater a porta vai se abrir!
A verdade sobre esse trecho é que Deus nos ama incondicionalmente, não importando a nossa condição ou o quanto estejamos distantes dele. Se você tomar um pouquinho da fé que há no seu coração — pois, Deus o criou dotado de fé — e depositá-la em Jesus Cristo, você terá acesso irrestrito ao coração do Pai.
Ligado ao Criador, além de uma alegria imensa e instantânea fluindo do seu interior, você passará a entender muitas coisas sobre Ele e você mesmo, e terá, assim, as principais respostas para os seus possíveis questionamentos. E depois, muitas coisas poderão voltar ao eixo na sua vida, dando-lhe o equilíbrio que certamente almeja.
Essas coisas não se podem comprar nas lojas e tampouco são produtos das gôndolas dos supermercados. Atributos como esses vêm de Deus; e são os únicos capazes satisfazer os seus desejos mais íntimos.
Ap. Rina
São muitos os que hoje se encontram em situação de desespero, no sentido mais amplo da palavra. As causas são diversas, mas as conseqüências para o homem são sempre as mesmas: sentimentos de solidão, abandono, impotência, dúvida e angústia, que em muitas ocasiões resultam em morte dos sonhos, da motivação, do amor e até morte física.
Assim como Deus, que são 3 pessoas em um ser único, nós também somos únicos, mas constituídos de 3 partes: espírito, alma e corpo físico. A Palavra de Deus, em Gálatas 5:17, diz que a carne (corpo físico) luta constantemente contra o espírito, e o espírito contra a carne, porque são opostos entre si. Por causa da nossa carne temos em nós a tendência ao pecado. Nosso espírito, por sua vez, é influenciado pelo Espírito Santo, que nos convence do pecado, nos traz revelação e nos orienta. Por fim, precisamos lidar com a nossa alma, que também é formada de 3 partes: mente (racional), sentimentos (emocional) e vontade (livre-arbítrio).
Todos nós passamos por situações onde a nossa confiança em Deus é provada. Algumas delas são literalmente planejadas por Deus e outras podem ser conseqüências da desobediência à Palavra de Deus. Como o diabo age em nossa alma, essas situações podem abrir espaço para que ele lance em nossa mente fraqueza, desencorajamento e conflitos que acabam gerando os sentimentos descritos no início deste texto. Mas Deus sempre está do nosso lado, e Ele não se agrada com nosso sofrimento. A Palavra diz, em Romanos 8:26, que o Espírito de Deus nos assiste em nossa fraqueza, intercedendo sempre por nós. Isso significa que não há situação que fuja ao controle de Deus. Nada pode nos separar de Seu amor (Romanos 8.38).
Como fruto do amor de Deus, Ele, que é a fonte suprema de todo o poder, nos deu o privilégio de sermos possuidores da única fonte de poder alternativo do Universo: nossa vontade. O diabo jamais pode agir em nossa vontade; o único poder que ele tem é aquele que o pecado do homem lhe proporciona, ou seja, não provém dele mesmo. O diabo se alimenta do pecado, mas nós temos o poder de decisão. Podemos decidir aceitar as mentiras do diabo ou a verdade da Palavra. O diabo nos diz que somos perdedores, fracos e desamparados, mas a Palavra diz que somos mais que vencedores em Cristo (Romanos 8.37), que tudo podemos naquele que nos fortalece (Filipenses 4.13), que o Senhor jamais nos desampara (Salmo 27.10). Tudo por causa do seu Amor.
Quando começamos a compreender quem somos em Cristo e o que Deus diz sobre nós em Sua Palavra, passamos a sentir mais vontade de buscar compreender mais sobre o amor e a vida de Deus em nós. E Deus é Amor; por isso, quanto mais o buscamos, mais nos enchemos de Amor. E o verdadeiro Amor lança fora todo medo, toda angústia, toda opressão, todo sentimento de inferioridade, de solidão, de derrota.
Mesmo que você pense que sua história, sua herança familiar e os erros que você cometeu podem lhe tornar uma pessoa diferente diante de Deus, isso não é verdade. Deus não olha para o que passou nem para o que é efêmero. Sua história, mesmo que tenha sido completamente fora dos padrões de Deus, foi apagada no momento em que você aceitou a Cristo – e ali uma nova história começou a ser escrita. Sua herança familiar, mesmo árdua, pesada e cheia de tragédias, pecados e falhas, não são maior nem mais poderosa que a herança que você tem em Cristo. Mesmo os erros que você cometeu podem ser totalmente apagados pelo sangue de Cristo, mediante o verdadeiro arrependimento e a mudança total de atitude – e veja que isto é uma questão de DECISÃO. Erros são efêmeros; eles são cometidos, mas Deus pode apagá-los. Como diz a Palavra de Deus, enquanto você calar o seu pecado, você vai envelhecer, se sentir cansado, sem vigor, morto por dentro; mas no momento em que você confessar, será lavado pelo sangue de Cristo e se tornará tão puro quanto no momento em que você se converteu.
Não existe situação grande demais ou muito difícil para o Senhor. Tenha certeza de que com Ele somos sempre maioria. Entretanto, cabe a você fazer sua escolha. Não diga: “Se Deus quisesse, Ele me livraria dessa situação tão difícil”. Ele quer; basta que você também queira. Exerça o seu poder de decisão. Decida-se pela verdade da Palavra de Deus e envergonhe o diabo. 
Max Moraes
A Palavra diz que é do coração que procedem as fontes da vida (Pv 4.23). A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago do nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos. Em Lucas 6.45, está escrito: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” O nosso coração é a fonte na qual tiramos o bem ou o mal.
Em Jeremias 17.9, lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23.) É como se o coração pudesse abarcar tudo, a totalidade do nosso intelecto e da nossa vontade.
O coração é o centro do nosso ser. Ele é o canal por meio do qual entramos em contato com Deus e oramos. Ele é a arca onde guardamos a Palavra de Deus meditada e as palavras de sabedoria que ela nos presenteia. É pelo coração que consideramos as coisas de Deus; e é por ele que cremos para a justiça. Mas, infelizmente, muitos guardam nele a dúvida e o mal que maquinam com a alma.
Há um versículo que diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” (Pv 15.13.)
Isso quer dizer que a beleza não está somente do lado de fora, ela não aparece apenas com cuidados estéticos ou com maquiagem, mas, como a Bíblia diz, com a alegria do coração. É interessante que podemos perceber o coração de uma pessoa pelo seu semblante.
Amado internauta, a Bíblia diz que o coração do homem adoeceu desde que ele pecou no Jardim do Éden. Esse adoecer pode ser comparado a uma enfermidade física que ataca o coração humano, e em alguns casos o médico diz que a única solução será um transplante. Digamos que a mensagem do evangelho também funciona como um transplante. Deus é o Médico dos médicos, e Ele diz a você agora: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” (Ezequiel 36.26.) Deixe-o “transplantar” um novo coração em você!
Que Deus o abençoe!
Márcio Valadão.