
Assim como Deus, que são 3 pessoas em um ser único, nós também somos únicos, mas constituídos de 3 partes: espírito, alma e corpo físico. A Palavra de Deus, em Gálatas 5:17, diz que a carne (corpo físico) luta constantemente contra o espírito, e o espírito contra a carne, porque são opostos entre si. Por causa da nossa carne temos em nós a tendência ao pecado. Nosso espírito, por sua vez, é influenciado pelo Espírito Santo, que nos convence do pecado, nos traz revelação e nos orienta. Por fim, precisamos lidar com a nossa alma, que também é formada de 3 partes: mente (racional), sentimentos (emocional) e vontade (livre-arbítrio).
Todos nós passamos por situações onde a nossa confiança em Deus é provada. Algumas delas são literalmente planejadas por Deus e outras podem ser conseqüências da desobediência à Palavra de Deus. Como o diabo age em nossa alma, essas situações podem abrir espaço para que ele lance em nossa mente fraqueza, desencorajamento e conflitos que acabam gerando os sentimentos descritos no início deste texto. Mas Deus sempre está do nosso lado, e Ele não se agrada com nosso sofrimento. A Palavra diz, em Romanos 8:26, que o Espírito de Deus nos assiste em nossa fraqueza, intercedendo sempre por nós. Isso significa que não há situação que fuja ao controle de Deus. Nada pode nos separar de Seu amor (Romanos 8.38).
Como fruto do amor de Deus, Ele, que é a fonte suprema de todo o poder, nos deu o privilégio de sermos possuidores da única fonte de poder alternativo do Universo: nossa vontade. O diabo jamais pode agir em nossa vontade; o único poder que ele tem é aquele que o pecado do homem lhe proporciona, ou seja, não provém dele mesmo. O diabo se alimenta do pecado, mas nós temos o poder de decisão. Podemos decidir aceitar as mentiras do diabo ou a verdade da Palavra. O diabo nos diz que somos perdedores, fracos e desamparados, mas a Palavra diz que somos mais que vencedores em Cristo (Romanos 8.37), que tudo podemos naquele que nos fortalece (Filipenses 4.13), que o Senhor jamais nos desampara (Salmo 27.10). Tudo por causa do seu Amor.
Quando começamos a compreender quem somos em Cristo e o que Deus diz sobre nós em Sua Palavra, passamos a sentir mais vontade de buscar compreender mais sobre o amor e a vida de Deus em nós. E Deus é Amor; por isso, quanto mais o buscamos, mais nos enchemos de Amor. E o verdadeiro Amor lança fora todo medo, toda angústia, toda opressão, todo sentimento de inferioridade, de solidão, de derrota.
Mesmo que você pense que sua história, sua herança familiar e os erros que você cometeu podem lhe tornar uma pessoa diferente diante de Deus, isso não é verdade. Deus não olha para o que passou nem para o que é efêmero. Sua história, mesmo que tenha sido completamente fora dos padrões de Deus, foi apagada no momento em que você aceitou a Cristo – e ali uma nova história começou a ser escrita. Sua herança familiar, mesmo árdua, pesada e cheia de tragédias, pecados e falhas, não são maior nem mais poderosa que a herança que você tem em Cristo. Mesmo os erros que você cometeu podem ser totalmente apagados pelo sangue de Cristo, mediante o verdadeiro arrependimento e a mudança total de atitude – e veja que isto é uma questão de DECISÃO. Erros são efêmeros; eles são cometidos, mas Deus pode apagá-los. Como diz a Palavra de Deus, enquanto você calar o seu pecado, você vai envelhecer, se sentir cansado, sem vigor, morto por dentro; mas no momento em que você confessar, será lavado pelo sangue de Cristo e se tornará tão puro quanto no momento em que você se converteu.
Não existe situação grande demais ou muito difícil para o Senhor. Tenha certeza de que com Ele somos sempre maioria. Entretanto, cabe a você fazer sua escolha. Não diga: “Se Deus quisesse, Ele me livraria dessa situação tão difícil”. Ele quer; basta que você também queira. Exerça o seu poder de decisão. Decida-se pela verdade da Palavra de Deus e envergonhe o diabo.

Max Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário